Fórumcast, o podcast da Fórum
20 de agosto de 2019, 18h24

Presidente do Uruguai anuncia que tem nódulo “aparentemente maligno” no pulmão

Tabaré Vázquez, sucessor de Pepe Mujica na presdiência do Uruguai, ficará internado para fazer exames e chegar a um diagnóstico definitivo; ele é médico oncologista

(Foto: Carlos Lebrato/ FA)

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, anunciou em coletiva de imprensa, nesta terça-feira (20), que identificou um nódulo aparentemente maligno em seu pulmão.

Vázquez, que é médico oncologista, no entanto, procurou tranquilizar a população. “Farei os possíveis tratamentos que terei de fazer em meu país porque temos um corpo médico de excelência e tecnologia de primeira”, afirmou. Ele passará os próximos dias internado para realizar exames e chegar um diagnóstico mais definitivo.

O presidente exerce seu segundo mandato, que termina no final do ano. Vázquez foi responsável pela primeira vitória da Frante Ampla no Uruguai, em 2004, conseguiu eleger seu sucessor, o carismático José Pepe Mujica, e voltou à presidência em 2014. Em 2019, a FA tem como candidato Daniel Martínez, ex-prefeito de Montevidéu, que renunciou para disputar a cadeira presidencial.

Em julho, a esposa do presidente, María Auxiliadora Delgado, faleceu, vítima de um ataque do coração, segundo a imprensa local.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum