segunda-feira, 21 set 2020
Publicidade

PT repudia visita de secretário de Trump a Roraima e denuncia “submissão” de Bolsonaro

"O PT não se calará ante mais este ataque a nosso país", diz nota publicada pelo partido

O PT divulgou uma nota nesta quata-feira (16) criticando a visita do de Mike Pompeo, Secretário de Estado dos EUA, à Boa Vista (RR), prevista para a próxima sexta-feira. O partido aponta que a viagem demonstra mais uma vez a submissão do presidente Jair Bolsonaro ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“O governo brasileiro, capitaneado por Jair Bolsonaro, demonstra mais uma vez sua submissão aos ditames do governo de Donald Trump, colocando-se sempre aberto a seguir suas ordens ou receber seus representantes em nosso território, num processo contínuo de afronta a nossa soberania”, diz trecho da nota assinada pela presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e pelo secretário de Relações Internacionais da sigla, Romênio Pereira.

A visita do representante do governo de Trump teria como objetivo conversar com imigrantes venezuelanos que estão em Roraima e saíram da Venezuela sob o governo de Nicolás Maduro.

O partido refuta a tese de que Maduro seria “ilegítimo” e aponta que “ilegítima é a constante ingerência estadunidense nos assuntos soberanos de outros país”. “Não é possível acusar de ilegítimo um governo eleito num processo democrático e legal”, diz o PT.

“O PT não se calará ante mais este ataque a nosso país e seguirá o caminho de sempre em sua defesa, sua total independência nas relações internacionais e a implementação de uma política soberana para toda a América do Sul”, completa a nota.

Confira aqui a nota na íntegra

Lucas Rocha
Lucas Rocha
Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.