Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
09 de dezembro de 2019, 21h56

Saiba como será a cerimônia de posse de Alberto Fernández e Cristina Kirchner na Argentina

Momento de maior tensão deverá acontecer às 11h40, quando Mauricio Macri deverá entregar a faixa e o cetro presidenciais à nova presidenta do Senado, que é ninguém menos que sua maior inimiga política, Cristina Kirchner

Alberto Fernandez e Cristina Kirchner (Foto: Reprodução)

Esta terça-feira (10) é o dia em que a Argentina se despede de Mauricio Macri, um presidente que deixa o cargo com um dos piores índices de popularidade da história do país: 30% de imagem positiva e 67% de rejeição, segundo pesquisa publicada neste fim de semana. Também será o dia em que o peronismo regressa ao poder, com o novo presidente Alberto Fernández e também com Cristina Kirchner, que foi presidenta entre 2007 e 2015, e agora assume a vice-presidência do país e a presidência do Senado.

O protocolo oficial da transição se iniciará no Congresso, às 11h (a hora local é a mesma de Brasília), com a posse dos novos legisladores (deputados e senadores), que deve durar meia hora, e que ainda será presidido pela atual vice-presidenta e presidenta do Senado, Gabriela Michetti. A última será Cristina Kirchner, que assumirá os dois cargos que sua antecessora abandonará.

Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.

Às 11h30, está programado o discurso de conclusão de mandato de Macri, que deve durar no máximo dez minutos.

O grande momento de tensão será às 11h40, a menos que haja uma mudança de última hora. Macri deverá entregar os chamados “atributos presidenciais” (a faixa e o cetro) à nova presidenta do Senado, Cristina Kirchner. É ela que, logo após recebê-los, anunciará a entrada do presidente eleito Alberto Fernández, e entregará a ele os símbolos pátrios que, ao serem outorgados, inauguram oficialmente o seu mandato.

Espera-se que o primeiro discurso oficial de Fernández já como presidente empossado se dê por volta das 11h50, ainda no Congresso Nacional.

Ministros

Após um almoço oficial (marcado para às 13h), se iniciam as posses dos ministros, que devem tomar a maior parte da tarde, e que acontecem já na Casa Rosada. Na Praça de Maio, que fica bem em frente à sede presidencial, já haverá um palco montado e apresentações culturais desde as 14h.

Os shows musicais e teatrais devem durar até as 19h. Nessa hora, está programada a chegada de Alberto Fernández e Cristina Kirchner ao local, para falar ao público.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum