Sanders se torna favorito para ganhar primárias de Iowa

Democratas do estado de Iowa vão às urnas na segunda-feira escolher o candidato do partido que irá enfrentar Donald Trump

Nesta segunda-feira (3), o estado de Iowa abre as eleições primárias do Partido Democrata. Pesquisas de opinião reveladas nos últimos dias mostram que o senador Bernie Sanders é o franco favorito para conquistar o primeiro estado e sair na frente dos demais candidatos.

Levantamento feito pela rede NBC com base em diferentes pesquisas apontam que Sanders desponta com 24% das intenções de votos, quatro pontos percentuais à frente do ex-vice-presidente Joe Biden. Logo atrás, surgem ex-prefeito de South Bend, Pete Buttigieg, e a senadora Elizabeth Warren, com 16% e 15%, respectivamente. A senadora Amy Klobuchar aparece em quinto com 10%. Os demais candidatos possuem menos de 5% das intenções de voto.

A NBC ainda apresentou uma projeção com base na idade dos votantes. Entre os eleitores de Iowa que estão na faixa etária de 18 a 49 anos, Sanders aparece com 49% das intenções de voto. Warren e Buttigieg surgem logo atrás com 18% e 17%, enquanto Biden possui apenas 7% das intenções de voto.

Já entre os maiores de 65 anos, é Biden quem lidera com folga. O ex-vice-presidente aparece com 37% enquanto o senador é apenas o quinto colocado com 9%.

Pesquisa nacional da NBC News/Wall Street Journal revelada na última sexta-feira mostra que Sanders cresceu seis pontos percentuais em apenas um mês e conseguiu, pela primeira vez, ultrapassar Biden. Sanders conta 27% de apoio dos eleitores democratas nas primárias em todo o país, enquanto Biden recebe 26%.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR