Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
10 de novembro de 2019, 20h00

Se Constituição for respeitado, mulher de esquerda e de 29 anos será nova presidenta da Bolívia

Adriana Salvatierra é cientista política, filha de uma militante comunista chilena e assumidamente feminista. Seus principais projetos estão ligados à defesa dos direitos das mulheres.

Adriana Salvatierra | Reprodução/Twitter

Após as renúncias de Evo Morales e seu vice-presidente Álvaro García Linera, caso a constituição boliviana seja respeitada, quem deve assumir o governo do país é a presidenta do Senado, a cientista política Adriana Salvatierra Arriaza.

Salvatierra é uma jovem de 29 anos, assumidamente feminista e filha de uma chilena militante do Partido Comunista do país vizinho.

Entre suas principais lutas no Congresso está a das leis para a erradicação da violência contra a mulher e a ampliação de direitos fundamentai, como o do aborto legal em qualquer caso, reproduzindo a mesma lei que foi impulsada no Uruguai, em 2012.

Resta saber se o golpismo cumprirá a Constituição e permitirá que ela assuma o cargo.

Ao contrário do presidente da Câmara dos Deputados, Salvatierra não apresentou sua renúncia publicamente. Não se sabe se ela optou pelo mesmo caminho, mas, por enquanto ela é a primeira na linha de sucessão. Mais cedo, ela participou de reunião do Grupo de Puebla através de uma transmissão online.

ATUALIZAÇÃO ÀS 19h26: Por volta das 19:20, horário de Brasília, Adriana Salvatierra anunciou publicamente sua renúncia ao posto de presidenta do Senado boliviano. O próximo na linha sucessória, já que o líder da Câmara renunciou, é o presidente do Tribunal Supremo de Justiça, José Antonio Revilla.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum