Se Trump não conseguiu evitar a Covid-19, o que vai falar da pandemia na campanha eleitoral? Por Heloisa Villela

Poucas horas antes de anunciar que está com Covid, Trump participou de um evento de campanha, via teleconferência e afirmou que já era possível ver o fim da pandemia no horizonte

Donald Trump (Bernard Bujold/Facebook)
Escrito en GLOBAL el

Trump vai passar pelo menos 14 dias em isolamento na Casa Branca. E foi ele mesmo que deu a notícia do resultado positivo no teste da covid, por twitter, aos 54 minutos da madrugada desta sexta-feira (2). A pergunta agora é: o que acontece com a campanha eleitoral? O próximo debate, marcado para o dia 15, já era. Cai dentro do prazo mínimo de 14 dias de quarentena. Se o presidente desenvolver sintomas, pode ser que o debate seguinte, do dia 22, também precise ser cancelado. É, sem dúvida, um dos anos eleitorais mais atípicos da história dos Estados Unidos.

Donald Trump vai precisar desenvolver toda uma nova argumentação para pedir votos. Poucas horas antes de dar a notícia, ele participou de um evento de campanha, via teleconferência, e afirmou que já era possível ver o fim da pandemia no horizonte. Agora, o alto escalão do governo e os políticos de Washington estão correndo para fazer exame e saber quem mais pode ter sido infectado. Até mesmo a juíza que Trump indicou para assumir a cadeira vaga na Suprema Corte corre o risco de ter sido contaminada.

O presidente vem defendendo o trabalho que fez como administrador da pandemia. O país já tem mais de 207 mil mortos e um dos índices mais altos de morte per capta do mundo. Ainda assim, ele insistiu em manter os comícios. Até em estádios, como aconteceu em Tulsa, no Arizona, em julho. Uma semana depois, os índices de contaminação na cidade e no estado, dispararam. Essa semana ele foi obrigado a mudar o local de um comício em Wisconsin porque as autoridades locais argumentaram que o município era uma zona de alto índice de infecção.

A conversa dos Estados Unidos mudou da noite para o dia. Até ontem só se falava no debate caótico que inaugurou a temporada de embates entre os dois candidatos. A comissão encarregada de organizar os debates anunciou que haveria mudanças no formato, muito provavelmente para colocar um dispositivo nas mãos do moderador para silenciar o microfone de quem falasse demais ou interrompesse o adversário. A campanha de Trump já tinha reclamado que não se pode mudar a regra do jogo durante o campeonato. Mas esqueceu de dizer que Trump desrespeitou a regra do debate durante a hora e meia do evento.

Agora, todas as regras da campanha vão mudar. E resta saber que discurso sobra para o candidato à reeleição. Se não conseguiu evitar a contaminação de Covid no círculo mais protegido do país, como vai poder falar de controle da pandemia no país?