Segunda onda do coronavírus faz Itália reforçar restrições durante festas de fim de ano

Para evitar a circulação de pessoas durante o Natal e o Ano Novo, o governo do país determinou a proibição de viagens entre os dias 21 de dezembro e 6 de janeiro

Escrito en GLOBAL el

O governo italiano anunciou nesta quinta-feira (3) novas medidas para tentar conter a segunda onda da pandemia do coronavírus SARS-CoV-2 no país.

As medidas tem a ver com as festas de fim de ano: a partir do dia 21 de dezembro, estará proibido fazer viagens entre as diferentes cidades do país. A regra seguirá vigente até o dia 6 de janeiro, o que acaba envolvendo festividades tradicionais, como o Natal, o Ano Novo e o Dia de Reis.

As novas medidas visam evitar a circulação de pessoas e as aglomerações durante as festas de fim de ano, que acontecerão depois de iniciado o inverno no hemisfério Norte – tanto que o dia que marca o início da medida é exatamente o dia do início do inverno, que coincide com o início do verão no Brasil e em todo o hemisfério Sul.

A Itália é o primeiro país europeu a adotar tal medida, mas outros países também estão estudando essa possibilidade. Por exemplo, os governos do Reino Unido e da Espanha divulgaram suas listas de recomendações para o fim do ano, e ambas pedem para que os cidadãos evitem viajar nesse período.

Atualmente, a Itália tem 1,7 milhão de infectados pela covid-19 (infecção causada pelo coronavírus SARS-CoV-2) e mais de 58 mil mortes.