Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
18 de julho de 2018, 08h26

Seleção da Croácia comemora vice nas ruas de Zagreb com cantor nazifascista

A polêmica sobre insinuações nazistas de jogadores e também da presidenta da Croácia se estenderam durante toda a Copa

A comemoração dos croatas. Foto: Reprodução Youtube

Os jogadores da seleção da Croácia, recebidos por mais de 500 mil pessoas na comemoração do vice-campeonato, na segunda-feira (16), na capital Zagreb, subiram ao palco com Marko Perkovic, vocalista da banda Thompson, que é tida como apoiadora do nazifascismo por alguns setores do país.

Na Croácia, a banda é bem conhecida por ter usado símbolos ligados à Ustache, facção ultranacionalista que tomou o poder no país durante a Segunda Guerra Mundial após a invasão da Alemanha nazista na Iugoslávia.

A Ustache participou do extermínio de sérvios, judeus, muçulmanos e ciganos no país na década de 1940. Por isso, apresentações do grupo são proibidas em países como Holanda, Alemanha e Suíça.

Perkovic tirou fotos com jogadores da seleção croata. Ivan Raktic, um dos principais atletas do time, publicou uma imagem com o vocalista da banda Thompson e a legenda: “o rei chegou”.

O próprio Perkovic afirmou que o jogador Luka Modric e o técnico Zlatko Dalic convidaram o cantor para participar da festa. Modric, inclusive, passou boa parte da apresentação ao lado do vocalista da banda Thompson.

Segundo o site croata de notícias Index, o treinador se irritou ao ser perguntado sobre a presença de Perkovic:

“A Croácia é a segunda [seleção de futebol] do mundo, um milhão de pessoas estão nas ruas, e você me pergunta sobre os cantores? Por favor, não, por favor, respeite essas pessoas aqui”.

A presença de Perkovic nas comemorações de segunda-feira não foi bem recebida mesmo entre boa parte dos croatas. Uma enquete no site Index mostra que mais de 60% desaprovaram a presença do cantor na festa do time vice-campeão da Copa do Mundo.

A polêmica sobre insinuações nazistas de jogadores e também da presidenta da Croácia se estenderam durante toda a Copa. Leia sobre o assunto aqui.

Leia mais sobre as comemorações no G1

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags