Entrevista exclusiva com Lula
11 de novembro de 2019, 11h45

Senadora da oposição, Jeanine Añez deve assumir a Presidência da Bolívia

Se a linha sucessória for respeitada, Añez será a segunda mulher presidente da Bolívia. No entanto, decisão caberá ao Legislativo

Foto: Reprodução/Twitter

Se a linha sucessória for respeitada, a senadora Jeanine Añez deverá assumir a Presidência da Bolívia, posto reivindicado por ela neste domingo (10). Añez é a segunda vice-presidenta do Senado e crê que lhe corresponde assumir o cargo, já que o país se encontra em um vácuo de poder após renúncias do presidente Evo Morales e outras autoridades da cadeia de sucessão constitucional.

“Estou na segunda vice-presidência e na ordem constitucional me corresponderia assumir este desafio (da presidência) com o único objetivo de convocar novas eleições”, disse Añez, entrevistada pela TV Unitel. “Estarei na segunda-feira (11) em La Paz para assumir formalmente a responsabilidade, seguindo a ordem de sucessão”, disse Áñez em comunicado à rede de televisão privada Unitel.

Depois que Morales foi obrigado a renunciar neste domingo, pressionado por militares, seguiram-no seu vice, Alvaro García, e os presidentes Adriana Salvatierra, do Senado, e Víctor Borda, da Câmara, que formam a cadeia de sucessão constitucional, ante a saída do primeiro mandatário, segundo a Constituição do país.

No entanto, caberá ao Legislativo escolher um novo presidente do Senado para que possa finalizar o atual mandato de Morales, enquanto se convocam novas eleições. Outra possibilidade seria definir uma espécie de “governo de consenso” até o fim do atual mandato, que vai até o dia 22 de janeiro, data prevista para a posse do próximo presidente.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum