Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
28 de maio de 2019, 09h42

Sistema de capitalização da Previdência fracassou na maioria dos países, revela estudo da OIT

"Com 60% dos países que privatizaram aposentadorias públicas obrigatórias tendo revertido a privatização, e com evidências acumuladas de impactos sociais e econômicos negativos, é possível afirmar que o experimento fracassou", afirma o estudo

O ministro da Economia, Paulo Guedes (Divulgação)

Um estudo realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) revela que o sistema de capitalização da Previdência falhou em 60% dos países que o adotaram. Sob o comando de Paulo Guedes, ministro da Economia, o governo Jair Bolsonaro (PSL) quer levantar R$ 1 trilhão com a reforma da Previdência no Brasil para fazer a transição para o sistema, gerido por bancos privados.

Segundo o levantamento, dos 30 países que modificaram seu sistema entre 1981 e 2014, adotando a capitalização – em que o próprio trabalhador é responsável por poupar para a sua aposentadoria -, 18 deles já fizeram uma nova reforma, revertendo ao menos em parte as mudanças.

“Com 60% dos países que privatizaram aposentadorias públicas obrigatórias tendo revertido a privatização, e com evidências acumuladas de impactos sociais e econômicos negativos, é possível afirmar que o experimento fracassou”, afirma o estudo.

Foram múltiplas as razões que levaram a essa falência, como os altos custos fiscais e administrativos do novo sistema, além do baixo valor das aposentadorias, segundo os autores Isabel Ortiz, Fabio Durán-Valverde, Stefan Urban, Veronika Wodsak e Zhiming Yu, membros da OIT.

As informações são do Portal Uol


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum