Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
30 de junho de 2019, 23h23

Socialista Daniel Martínez será o candidato da Frente Ampla uruguaia na busca por quarto mandato consecutivo

A Frente Ampla tem um dos governos progressistas que está há mais tempo no poder no mundo. Conquistou três mandatos com Tabaré Vázquez (duas vezes) e Pepe Mujica, seu líder mais emblemático. Agora, terá pela frente o desafio de vencer com um candidato novo a nível nacional, mas que foi um bem avaliado prefeito da capital Montevidéu.

Daniel Martínez e Pepe Mujica, da Frente Ampla uruguaia (Foto: Reprodução Video)

Neste domingo (30), a Frente Ampla, coalizão que reúne os maiores partidos de esquerda do Uruguai, realizou sua eleição interna e escolheu o socialista Daniel Martínez como seu candidato para a eleição presidencial, que ocorrerá no país entre os meses de outubro (primeiro turno) e novembro (segundo turno, se necessário).

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

A Frente Ampla uruguaia detém hoje um dos governos de esquerda mais longevos do mundo. Está no poder desde 2005, quando elegeu o socialista Tabaré Vázquez. Seguiu comandando em 2010, graças à sua figura mais emblemática, o ex-presidente Pepe Mujica. Em 2015, conquistou o terceiro mandato, com a volta de Vázquez. No Uruguai, os mandatos presidenciais são de 5 anos. Agora, terá pela frente o desafio de vencer com um novo nome.

Após a vitória, Martínez falou justamente sobre o desafio da renovação: “vamos demonstrar que a Frente Ampla tem uma incrível capacidade de gerar transformações e de renovar com unidade interna e com a unidade social que o país necessita”. Também falou que seu programa buscará fazer com que “o Uruguai seja um país modelo para o Século XXI”. Martínez foi eleito prefeito de Montevidéu em 2015, e deixou o cargo em abril, com altos índices de aprovação, para concorrer nas primárias.

Em outubro, ele e sua Frente Ampla enfrentarão as duas forças tradicionais da direita, o Partido Nacional, que elegeu o senador Luis Lacalle Pou (que perdeu para Vázquez em 2014), do Partido Nacional, e o Partido Colorado, que será representado pelo economista Ernesto Talvi.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum