Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
24 de janeiro de 2020, 11h07

Suástica será um dos símbolos das Olimpíadas do Japão

Após consulta pública, o governo japonês decidiu manter o símbolo em espaços públicos durante os jogos

Reprodução

Símbolo de paz, prosperidade e boa sorte entre fiéis do budismo, hinduísmo e jainismo, a suástica será um dos elementos da Olimpíada de Tóquio deste ano. No Japão, assim como outros países da Ásia, é comum utilizar o símbolo em mapas para indicar os templos budistas, religião seguida por 46 milhões de pessoas no país. Durante os jogos olímpicos, não será diferente.

Em 2016, no entanto, a Autoridade de Informação Geoespacial do Japão (GSI) fez uma consulta pública sobre eliminar, ou não, o manji – suástica nipônica – dos mapas para evitar transtornos com turistas durante os jogos.

Após muito debate, ficou decidido que os estrangeiros é que devem se acostumar às suásticas. Dessa forma, o símbolo ficou de fora da lista de elementos a serem modificados para tornar os mapas mais inteligíveis a quem vem de fora.

A suástica foi um símbolo “sequestrado” por Adolf Hitler em 1920 e transformada em marca registrada do Terceiro Reich. Desde então, o Ocidente passou a associar a imagem ao antissemitismo, ódio e superioridade racial.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum