Fórumcast, o podcast da Fórum
26 de agosto de 2019, 08h48

The New York Times: “Jair Bolsonaro é o menor, mais maçante e mais insignificante dos líderes”

O jornal americano destacou mais uma vez a situação alarmante da floresta com a coluna "Uma devastação da Amazônia em todo o Brasil", publicada nesta segunda-feira (26) na primeira página de seu caderno internacional

(Reprodução)

A versão impressa do “The New York Times” desta segunda-feira (26) destacou mais uma vez a situação delicada que o Brasil enfrenta com relação à Amazônia. Ocupando o alto da primeira página do cardeno internacional do jornal, a coluna da repórter Vanessa Barbara, intitulada “Uma devastação da Amazônia em todo o Brasil”, destaca as impressões da jornalista ao entrar em contato pela primeira vez com a floresta, que a considera “um tesouro global”, mas que se encontra à mercê do presidente Jair Bolsonaro, “o menor, mais maçante e mais insignificante dos líderes”.

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

A repórter ainda mencionou a demissão no começo deste mês do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão, como o “primeiro sinal” de que o ano não seria bom para a Amazônia. Vanessa Barbara também acrescenta que Bolsonaro solicitou a demissão do ex-diretor por não considerar os números de desmatamento fiéis à realidade, mas que “imagens de satélites realmente mostraram os números alarmantes de incêndios pela Amazônia”.

O jornal americano já havia ressaltado em outras reportagens que o desmatamento da Amazônia aumentou desde que Bolsonaro tomou posse e cortou subsídios para combater as atividades ilegais na floresta. “O presidente de extrema-direita acusou ONGs de colocar fogo na floresta depois que o governo cortou financiamentos, apesar de não apresentar nenhuma evidência”, afirma a reportagem.

Pelo mundo
A devastação na floresta também chamou a atenção de outros grandes jornais internacionais , que se empenharam nos últimos dias a contestar os pronunciamentos do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Em sua maioria, os jornais têm associado o aumento do desmatamento na floresta à gestão do presidente, aos interesses do agronegócio e à falta de investimentos do atual governo em políticas ambientais.

“Os ministros deixam claro que suas simpatias estão com os madeireiros, e não com os grupos indígenas que vivem na floresta”, diz o britânico The Guardian. Para o espanhol El País, o Brasil “arde em um ritmo recorde”. Enquanto isso, o também britânico Financial Times diz que o presidente facilitou o “boom do desmatamento”.

 

 

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum