Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
04 de janeiro de 2020, 12h35

Tribunal Supremo Eleitoral da Bolívia define data para novas eleições gerais no país

Novo pleito foi marcado para 3 de maio, onde os bolivianos, além de votarem em um novo presidente, vão eleger deputados para a Assembleia Legislativa; partido de Evo Morales lidera as pesquisas

Juízes do Tribunal Supremo Eleitoral definiram data de novas eleições para 3 de maio (ABI)

Por Opera Mundi 

O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) da Bolívia definiu na noite desta sexta-feira (03) a data das novas eleições gerais no país que irá eleger o novo presidente e substituir a eleição anulada de 20 de outubro.

O pleito foi marcado para 3 de maio, onde os bolivianos, além de votarem em um novo presidente, vão eleger deputados para a Assembleia Legislativa.

Leia também
Partido de Evo Moralles lidera disputa na Bolívia mesmo sem ter candidato

“Na segunda-feira, tudo será publicado [e as eleições serão] no primeiro domingo de maio, somente até aqui que posso adiantar”, disse Oscar Hassenteufel, um dos membros do TSE em breve conversa com repórteres na cidade de Sucre, informou a mídia local.

Após o golpe de Estado que culminou na renúncia do ex-presidente Evo Morales, exilado na Argentina, em 10 de novembro e a autoproclamada presidente de Jeanine Áñez assumir a presidência do país, os partidos representados no parlamento concordaram em cancelar as eleições de outubro e convocar uma nova votação geral no menor tempo possível.

Em execução desse acordo, o parlamento nomeou um novo TSE, que concedeu até 6 de janeiro para emitir o chamado para eleições, que deve ser realizado o mais tardar 120 dias depois.

Um eventual segundo turno aconteceria até 45 dias após a votação de 3 de maio, de acordo com a atual lei eleitoral.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum