O que o brasileiro pensa?
29 de julho de 2020, 19h48

Trump afirma que está considerando medidas contra rede chinesa TikTok

Assessores do presidente estadunidense teriam recomendado sanções, por considerar que a plataforma representaria uma “ameaça à segurança cibernética” do país

Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na quarta-feira (29) que a Casa Branca está estudando medidas de restrição com relação ao TikTok, uma rede de vídeo chinesa que vem se tornando muito popular entre os adolescentes.

Segundo o mandatário estadunidense, seus assessores estão “analisando o que fazer com o Tiktok, pensando em tomar uma decisão”. Entre esses assessores estariam os membros do Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos, que prometeu apresentar um parecer até a sexta-feira.

Dentro desse comitê estão alguns assessores do presidente estadunidense que teriam recomendado sanções, por considerar que a plataforma representaria uma “ameaça à segurança cibernética” do país.

O TikTok é uma plataforma de vídeos chinesa, embora já tenha quase 800 milhões de usuários fora da China. Atualmente, é a sétima rede social mais popular do mundo, segundo dados do portal Datareportal.

As teorias conspiratórias sobre o TikTok não são uma novidade nos Estados Unidos. Em outubro do ano passado, os senadores Charles Schumer (Partido Democrata) e Tom Cotton (Partido Republicano) protocolaram um pedido de investigação para questionar as práticas de coleta de dados da empresa ByteDance, proprietária e operadora da TikTok.

Segundo eles, a empresa chinesa poderia estar cooperando com os serviços de inteligência de Pequim, e se tornando “um instrumento de difusão da influência estrangeira nos Estados Unidos”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum