Trump chama de "coisa linda" disparo da polícia contra jornalista durante protesto

Comentário do presidente dos EUA provocou risos durante comício. Repórter atingido contestou a provocação. "Que lei quebrei ao cobrir uma marcha inteiramente pacífica?", questionou

Reprodução/Twitter
Escrito en GLOBAL el

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em comício no Minnesota, neste domingo (20), que foi uma "visão linda" quando a polícia atirou com bala de borracha contra um jornalista durante protesto em Minneapolis, em maio deste ano. Comentário provocou risos na multidão.

"Lembro-me de um cara, Velshi, que foi atingido no joelho por uma lata de gás lacrimogêneo e caiu. 'Meu joelho! Meu joelho!'", imitou Trump, provocando risos entre seus apoiadores. Ao contrário do que foi dito pelo mandatário, o jornalista Ali Velshi, da emissora MNSBC, foi atingido por uma bala de borracha, e não por gás lacrimogêneo.

"Ninguém se importou, esses caras não se importaram. Eles o moveram de lado e simplesmente passaram direto - foi a coisa mais linda. Não, porque depois de aceitarmos toda essa merda por semanas e semanas, eles aceitariam essa merda. E então você finalmente vê os homens chegarem lá e irem direto, não foi realmente uma visão linda? É chamado de lei e ordem. Lei e ordem!", continuou.

Nas redes sociais, Velshi respondeu ao presidente dos EUA e disse que não quebrou nenhuma lei durante a cobertura do protesto - e que, portanto, não deveria ter sido atacado pela polícia. "Você diz que eu ser atingido pelas autoridades em Minneapolis em 30/05/20 (por uma bala de borracha, aliás, não por uma bomba de gás lacrimogêneo) foi uma 'coisa linda' e 'lei e ordem'. Que lei quebrei ao cobrir uma marcha inteiramente pacífica (sim, totalmente pacífica)?", questionou.

O disparo contra o jornalista foi gravado e é possível ver que ele não foi atingido por uma bomba de gás, assim como não houve gritos de "meu joelho", como ironizou Trump. O caso ocorreu durante o levante de protestos no país após o assassinato de George Floyd por um policial branco.

Confira:

https://twitter.com/davidgura/status/1307318498205425665
https://twitter.com/AliVelshi/status/1307352860246540288
https://www.youtube.com/watch?v=nZKwLurFP-w&feature=emb_title