Trump deixará tratado bélico com a Rússia que permite monitoramento de ações militares

Com a decisão, é questão de tempo até que Trump anuncie o fim do único tratado de armas que resta com a Rússia: o "New START", que limita EUA e Rússia a possuírem 1.550 mísseis nucleares cada

Vladimir Putin e Donald Trump em encontro durante a cúpula do G20, no Japão (Foto: Reprodução Youtube)
Escrito en GLOBAL el

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anuncia nesta sexta-feira (22) a retirada do Tratado de Céus Abertos, negociado há três décadas com a Rússia para permitir que aeronaves das nações voem sobre os territórios das outras com sensores e outros equipamentos do tipo para garantir que não estão se preparando para uma ação militar.

Com a decisão, é questão de tempo até que Trump anuncie o fim do único tratado de armas que resta com a Rússia: o "New START", que limita EUA e Rússia a possuírem 1.550 mísseis nucleares cada. O acordo expira semanas após a próxima eleição presidencial.

A decisão marca a terceira vez que Trump renuncia a um grande tratado de controle de armas. Dois anos atrás, ele abandonou o acordo nuclear do Irã, negociado pelo presidente Barack Obama. No ano passado, ele deixou o tratado das Forças Nucleares Intermediárias, dizendo novamente que não participaria de um tratado que, segundo ele, a Rússia estaria violando.