Fórum Educação
21 de Maio de 2020, 15h00

Trump deixará tratado bélico com a Rússia que permite monitoramento de ações militares

Com a decisão, é questão de tempo até que Trump anuncie o fim do único tratado de armas que resta com a Rússia: o "New START", que limita EUA e Rússia a possuírem 1.550 mísseis nucleares cada

Vladimir Putin e Donald Trump em encontro durante a cúpula do G20, no Japão (Foto: Reprodução Youtube)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anuncia nesta sexta-feira (22) a retirada do Tratado de Céus Abertos, negociado há três décadas com a Rússia para permitir que aeronaves das nações voem sobre os territórios das outras com sensores e outros equipamentos do tipo para garantir que não estão se preparando para uma ação militar.

Com a decisão, é questão de tempo até que Trump anuncie o fim do único tratado de armas que resta com a Rússia: o “New START”, que limita EUA e Rússia a possuírem 1.550 mísseis nucleares cada. O acordo expira semanas após a próxima eleição presidencial.

A decisão marca a terceira vez que Trump renuncia a um grande tratado de controle de armas. Dois anos atrás, ele abandonou o acordo nuclear do Irã, negociado pelo presidente Barack Obama. No ano passado, ele deixou o tratado das Forças Nucleares Intermediárias, dizendo novamente que não participaria de um tratado que, segundo ele, a Rússia estaria violando.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum