Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
27 de fevereiro de 2020, 20h35

Trump processa New York Times por calúnia

Processo se refere a um artigo de opinião publicado em março de 2019

Donald Trump em entrevista à Fox (Reprodução)

Autoridades da campanha de Donald Trump para a reeleição estão processando o jornal The New York Times por calúnia, referente a um artigo de opinião sobre interferência da Rússia na campanha presidencial de 2016, publicado em 2019.

O processo se junta a uma série de ataques do presidente estadunidense à imprensa, e é visto como inconstitucional. Para o Times, os responsáveis estão tentando “punir um escritor opinativo por ter uma opinião que eles acham inaceitável”.

“Felizmente, a lei protege o direito dos americanos de expressar seus julgamentos e conclusões, especialmente sobre eventos de relevância pública”, disse um porta-voz do jornal, segundo a CNN.

O artigo ao qual se refere o processo, publicado em março de 2019, defendia que a campanha de Trump teria firmado um “acordo abrangente” com a Rússia para favorecer a eleição do presidente.

No Twitter, Ted Boutrous, advogado que já representou a CNN e a Playboy em disputas contra a Casa Branca, disse que o processo era “outro exemplo de Trump abusando do processo judicial”. “Essa coluna é baseada em opinião sobre fatos de grande interesse público relativos ao presidente”, disse Boutrous. “A primeira emenda inequivocamente barra esse processo”, completou.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum