O que o brasileiro pensa?
04 de julho de 2018, 09h01

Trump quer acabar com sistema de cotas raciais nas universidades

A reversão decidida agora pelo promotor geral, Jeff Sessions, devolve a política governamental à época de George W. Bush

Havia nos Estados Unidos um sistema de cotas raciais na universidade. Eram diretrizes implantadas no período de Barack Obama, que encorajavam as instituições educacionais a fomentar a incorporação de minorias raciais para garantir a diversidade. A Administração de Donald Trump quer, no entanto, que as escolas e universidades dos Estados Unidos deixem de praticar sistemas de discriminação positiva com o critério da raça em suas admissões.

Em novembro, o promotor geral, Jeff Sessions, pediu a seu departamento que avaliasse as políticas que estavam em vigor já que, do seu ponto de vista, iam além do que as leis e a jurisprudência permitiam em matéria de diversidade.

O Departamento de Justiça dos EUA acabou revogando na terça-feira (3) sete diretrizes da divisão de direitos civis do Departamento de Educação.

A notícia foi dada pelo The Wall Street Journal na sexta-feira e confirmada pelo The New York Times citando fontes do Governo. Washington quer que, a partir de agora, o processo de seleção não leve a raça em consideração.

Em 2011 e 2016 os departamentos de Justiça e Educação reconheciam o interesse das instituições de formação superior em “conquistar os benefícios de um corpo estudantil diverso” e pediam que dessem passos de maneira proativa, dentro dos limites constitucionais.

A reversão decidida agora pelo promotor geral, Jeff Sessions, devolve a política governamental à época de George W. Bush, que “pedia encarecidamente que fossem usados métodos racialmente neutros” na admissão de alunos.

Leia mais no El País


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum