O que o brasileiro pensa?
19 de junho de 2020, 13h04

Trump queria tomar Venezuela porque acredita que o país é “parte dos EUA”, diz ex-assessor

O embaixador da Venezuela na ONU classificou a revelação como "uma ideia racista com mais de dois séculos" que teria como objetivo "saquear" o país

Protesto contra intervencionismo de Trump na Venezuela, em 2019 | Foto: Presidência Venezuela

O embaixador da Venezuela na Organização das Nações Unidas (ONU), Samuel Moncada, compartilhou nesta sexta-feira (19) trechos do livro do ex-conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, John Bolton, que mostram o ímpeto colonialista do presidente Donald Trump.

“Trump insistiu que ele queria opções militares para a Venezuela e então tomá-la porque ‘ela realmente faz parte dos Estados Unidos'”, diz trecho da publicação compartilhado por Moncada.

O embaixador disse que o trecho demonstra que “é uma anexação militar colonial como ocorreu em Porto Rico que esses genocidas buscam”.

“A anexação da Venezuela aos Estados Unidos é uma ideia racista com mais de dois séculos. A Doutrina Monroe de 1823 expressa essa aspiração imperial. Hoje, Trump, em seu delírio, usa esse zumbi ideológico, um símbolo de ódio e ganância, para saquear a Venezuela”, declarou.

Outros trechos revelados mostram ainda que o reconhecimento do deputado Juan Guaidó como presidente da Venezuela fazia parte de um plano de tomada do ouro venezuelano e envolvia o Reino Unido. As reservas do minério são alvo de uma disputa na Justiça britânica envolvendo o Banco da Inglaterra.

Na quarta-feira (17), quando o The Washigton Post divulgou os primeiros fragmentos do livro, Moncada disse que o “é a prova do trabalho de dois racistas para destruir o mundo”. “Não há dúvida sobre a natureza genocida do plano de anexação contra a Venezuela. É a ação do racismo colonial e aqueles que o apoiam são cúmplices neste crime histórico”, afirmou.

Na ocasião, o Post não publicou a parte que Trump queria “tomar” a Venezuela, apenas que o presidente achava a ideia de invadir o país “legal” e que ele acreditava que faziam parte dos EUA.

https://twitter.com/SMoncada_VEN/status/1273966640481406976/photo/1

Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum