O que o brasileiro pensa?
22 de junho de 2020, 16h09

Trump reclama por remoção de estátua racista do Museu de História Natural de Nova York

O prefeito Bill de Blasio anunciou que o monumento será retirado em breve. A escultura mostra o ex-presidente Theodore Roosevelt sobre um cavalo, escoltado por um escravo negro e um indígena, ambos a pé

Estátua na entrada do Museu de História Natural de Nova York (foto: Axios)

Em tempos de ataques a estátuas com símbolos racistas, o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, decidiu se antecipar à ação de manifestantes antirracistas e anunciou que a prefeitura irá remover a enorme estátua do ex-presidente Theodore Roosevelt da entrada do Museu de História Natural da cidade.

A escultura tem 3 metros de altura e adorna a entrada do edifício desde o ano de 1939. Mostra o ex-presidente estadunidense sobre um cavalo e com traje militar, sendo escoltado por um escravo negro descamisado e um indígena norte-americano.

O atual presidente estadunidense, o ultradireitista Donald Trump, não gostou nada da decisão de Blasio, que é da ala mais progressista do Partido Democrata. “Ridículo, não faça isso”, comentou o mandatário, por Twitter.

Desde o início da onda de protestos contra o racismo nos Estados Unidos, em diversas oportunidades, Trump alinhou seu discurso a frases e posturas dos setores supremacistas brancos, e não só vem criticando os movimentos antirracistas e antifascistas como ameaça classificá-los como “grupos terroristas”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum