domingo, 27 set 2020
Publicidade

Trump volta a usar Brasil como exemplo negativo no combate à pandemia

Enquanto Jair Bolsonaro idolatra Donald Trump e procura se espelhar no presidente dos EUA, o mandatário estadunidense adota o caminho contrário. Nesta quarta-feira (5), Trump voltou a citar o Brasil como um mau exemplo no combate à pandemia do coronavírus.

“Se você assiste as fake news na televisão, eles nem falam sobre isso, mas você sabe, existem outros 188 países que estão sofrendo proporcionalmente muito mais do que nós, tão ruins quanto nós… Neste momento a Espanha está tendo um grande aumento, e há um tremendo problema no mundo. Você olha para Moscou, olha o que está acontecendo com Moscou, olhe para o Brasil, olha o que está acontecendo nestes países”, disse Trump em entrevista a um programa do canal HBO.

Em junho, o presidente dos EUA já havia criticado a maneira como o governo brasileiro vem lidando com a pandemia. “Se você olhar para o Brasil, eles estão passando por dificuldades. Eles estão seguindo o exemplo da Suécia, que também está passando por dificuldades terríveis. Se tivéssemos agido assim, teríamos perdido 1 milhão, 1,5 milhão, talvez 2,5 milhões de vidas ou até mais”, afirmou à época.

Até esta quarta-feira, os EUA já tinham registrado 4.793.950 casos confirmados e de Covid-19 e 157.416 mortes causadas pela doença. Já o Brasil contabiliza 2.859.073 casos confirmados e 97.256 óbitos.

Ivan Longo
Ivan Longo
Jornalista e repórter especial da Revista Fórum.