Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
21 de fevereiro de 2020, 19h19

Twitter desenvolve ferramenta para identificar mentiras de políticos e outras figuras públicas

A ideia dos administradores da plataforma é credenciar jornalistas para trabalhar na checagem das informações, etiquetar tuítes como “fake news” e desmentir os dados incorretos.

Foto: reprodução.

O Twitter anunciou que vai lançar, em breve, uma nova função de verificação de notícias falsas.

Segundo o informado pelo canal NBC News, a ferramenta funcionará através do trabalho de jornalistas que serão credenciados pela plataforma para checar as informações publicadas por políticos e figuras públicas.

A preocupação dos administradores do Twitter é não permitir que a rede social seja usada em campanha suja durante as eleições presidenciais deste ano nos Estados Unidos.

A empresa também está cogitando escolher usuários específicos para outorgar a eles capacidades similares às que terão os jornalistas de fact-checking, com um sistema de moderação similar ao usado pelo WikiPedia.

Entretanto, ainda não está claro como serão marcados os tuítes com informações falsas, ou se os responsáveis por essas publicações estarão sujeitos a um sistema de pontos que poderia render punições mais severas caso seja reincidente, como já fazem outras plataformas.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum