Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
01 de fevereiro de 2020, 18h36

Uber bloqueia contas de 240 usuários por suspeita de coronavírus

A decisão foi tomada porque um paciente suspeito de estar infectado pelo novo coronavírus usou o serviço

Divulgação/Uber

A Uber publicou um comunicado neste sábado (1) anunciando que 240 usuários do aplicativo tiveram suas contas bloqueadas no México em razão de possível contaminação por novo coronavirus (2019-nCoV) de um passageiro que usou o serviço com dois motoristas diferentes.

“No dia 31 de janeiro tivemos a notícia por parte da Secretaria de Saúde do México, através de uma solicitação de informações,  a respeito de um usuário identificado por esta como um possível portador do coronavírus”, diz início de comunicado difundido pelas empresa através das redes sociais.

A partir da ação da secretaria de Saúde, foi identificado que o paciente suspeito de contaminação pelo coronavírus usou o serviço da empresa duas vezes  – com dois motoristas diferentes. A partir daí, a empresa tomou a decisão de suspender temporariamente as contas dos dois pilotos e de 240 pessoas que compartilharam o mesmo veículo após o possível infectado.

Apesar de ter sido publicado no Twitter, a mensagem só foi difundida após uma das usuárias que teve a conta bloqueada reclamar que não era respondida pelo aplicativo. “Uber cancelou a minha conta depois de uma mensagem enviada por eles sob o argumento de uma “suposta” infecção por Coronavírus de 1 usuário que usava o mesmo veículo. Eles não respondem, a conta não se preocupa, mas o caos que seu aviso pode gerar”, disse Norma Sanchez.

Organização Mundial da Saúde

Na quinta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou o grau de risco do novo coronavírus para “emergência de saúde pública de interesse internacional” – mais alto usado pela entidade para classificar epidemias. A declaração foi dada logo após uma reunião entre especialistas da organização.

Segundo dados atualizados da organização, há 11.983 pacientes infectados com a doença, sendo 11.831 na China. No mundo, foram registrados 132 casos confirmados em 23 países. No total, 259 pessoas já morreram pelo 2019nCoV – todas na China.

No Brasil ainda não há nenhum caso confirmado. Em informe feito neste sábado, o Ministério da Saúde informou que há 16 pacientes que podem estar infectados.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum