Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
10 de janeiro de 2020, 08h04

“Uma coisa é certa: este avião não foi alcançado por um míssil”, diz chefe da Aviação Civil iraniana

Irã nega a versão dos Estados Unidos sobre a queda do avião ucraniano e diz que acusações não têm "base científica"

Chefe da organização iraniana de Aviação Civil (Foto: ISNA)

O presidente da Organização de Aviação Civil iraniana (CAO) e vice-ministro de Transportes, Ali Abedzadeh, negou nesta sexta-feira (10) que a queda do Boeing 737, da Ukraine International Airlines, tenha sido causada por um ataque de mísseis antiaéreos do Irã. A aeronave caiu na quarta-feira (8) em Teerã, próximo ao aeroporto internacional, e matou 176 pessoas.

“Uma coisa é certa: este avião não foi alcançado por um míssil”, declarou Abedzadeh, em entrevista coletiva em Teerã. O chefe de Aviação Civil do país também afirmou que “as informações das caixas-pretas são cruciais” para a investigação e “qualquer declaração antes de que se obtenham as informações que estas caixas contêm não será a opinião de um especialista”.

De acordo com ele, 12 comitês especializados foram formados para investigar o acidente e pediu rigor científico nas acusações americanas. A revista norte-americana Newsweek informou nesta quinta-feira (9), a partir de informações de autoridades americanas e canadenses, que o avião havia sido, “sem dúvida”, alcançado por um míssil iraniano de maneira não intencional.

“Vimos alguns vídeos”, disse Abedzadeh. “Confirmamos que o avião esteve em chamas por 60, ou 70 segundos, mas dizer que foi alcançado por algo não tem qualquer base científica”, acrescentou.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum