#Fórumcast, o podcast da Fórum
21 de outubro de 2019, 21h17

Evo Morales é reeleito presidente da Bolívia em primeiro turno

Com 95,38% dos votos apurados, o presidente da Bolívia, Evo Morales, garante a reeleição e derrota o opositor Carlos Mesa

Foto: Divulgação

O presidente da Bolívia, Evo Morales, conseguiu superar a diferença de 10 pontos percentuais necessárias para garantir a vitória em  primeiro turno e assegurar sua reeleição. Com 95,38% dos votos apurados, Evo aparece com 46,86% contra os 36,72% do liberal Carlos Mesa. Com esses números, Morales tem 10,14% de vantagem (o equivalente a 600 mil votos), e garante a vitória direta.

Desde a divulgação dos primeiros resultados, ainda no domingo (20), Evo afirmava que era possível um triunfo sem necessidade de uma disputa direta com Mesa. O presidente, que tinha uma vantagem de apenas 8% com 83% apurado, destacou que os votos do meio rural fariam a diferença nos números.

Os votos no exterior também foram computados depois da primeira parcial e apresentaram uma grande vantagem para o atual presidente. Nessa categoria, o mandatário possui 60,35% dos votos, contra 26,73% do principal adversário. Dentre os votantes no Brasil, 70, 58% chancelaram a recondução do presidente.

Desde o domingo, Carlos Mesa já apontava que não reconheceria o resultado caso a apuração terminasse dando vitória para Morales. Aliados do oposicionista se reuniram em frente ao Tribunal para protestar contra um provável triunfo de Evo. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, seguiu na mesma linha e disse que acompanhava “com preocupação” a apuração.

Mais informações em instantes.

Apuração da Bolívia em 95,23% | Fonte: TREP

Atualizações em instantes


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum