sexta-feira, 25 set 2020
Publicidade

OMS declara coronavírus emergência internacional

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (30), a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou o grau de risco do novo coronavírus (2019nCoV) para “emergência de saúde pública de interesse internacional” – mais alto usado pela entidade para classificar epidemias. A declaração foi dada logo após uma reunião entre especialistas da organização.

“Declaro uma emergência de saúde pública de interesse internacional sobre o surto global de #2019nCoV”, disse o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“No total, agora existem 7834 confirmados #2019nCoV casos, incluindo 7736 em #China , representando quase 99% de todos os casos relatados em todo o mundo. 170 pessoas perderam a vida com este surto, todas na China. Devemos lembrar que são pessoas, não números. Mais importantes do que a declaração de uma emergência de saúde pública são as recomendações do comitê para impedir a propagação da #2019nCoV vírus e garantir uma resposta medida e baseada em evidências”, ressaltou.

Ghebreyesus ainda destacou que a medida não pode ser vista como uma retaliação à China e elogiou a atuação dos chineses.”Esta declaração não é um voto de desconfiança em #China . Pelo contrário, a OMS continua confiando na capacidade da China de controlar o surto”, afirmou.

Segundo dados da organização, outros 18 países estão com pacientes infectados pelo coronavírus. No Brasil ainda não houve nenhum caso confirmado, mas há 9 suspeitos, segundo o Ministério da Saúde. Outros 34 casos comunicados por secretarias estaduais de saúde foram excluídos ou descartados após análises.

Lucas Rocha
Lucas Rocha
Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.