Fórumcast, o podcast da Fórum
03 de setembro de 2019, 18h26

Parlamento do Reino Unido derrota planos golpistas de Boris Johnson

Parlamento se antecipou à manobra de Johnson e aprovou medida que visa proibir Brexit sem acordo

O Parlamento do Reino Unido decidiu por grande maioria (328 x 301) aprovar medida que garante a autonomia do Parlamento frente aos desmandos de Boris Johnson, buscando frear manobra do primeiro-ministro de promover um Brexit sem qualquer trato. Johnson deu um golpe e determinou o fechamento do Legislativo para conseguir definir sozinho saída da União Europeia (UE).

Johnson foi surpreendido nos últimos dias com reações da população e de membros do seu próprio partido que não aceitaram ver a Casa dos Representantes sumariamente fechada. Um deputado deixou o Partido Conservador nesta terça-feira pouco antes do discurso do premiê no Parlamento e um grupo de conservadores rebeldes se mobilizou para aprovar o projeto levantado pela oposição.

Além de Philipe Lee, que saiu do partido, cerca de 20 integrantes da bancada conservadora votaram contra os planos golpistas de Johnson. Na quarta-feira (4) deve ser votado um projeto que vincula a saída do país da União Europeia a um acordo e detona a iniciativa de Johnson.

Sem a maioria, o conservador pode convocar novas eleições gerais para 15 de outubro e corre grande risco de perder o posto de primeiro-ministro. O Brexit está previsto para o dia 31 do mesmo mês.

*Atualizações em breve


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum