Fórum Educação
03 de abril de 2020, 23h10

Venezuela mobiliza militares e Maduro afirma que país prepara “luta pela paz”

Presidente sul-americano disse que acionará operação “Escudo Bolivariano”, e criticou os que ele chama de “grupos que não conseguem lidar com o ódio”, em alusão a opositores que apoiam a intervenção estadunidense no país

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (foto: TeleSur)

Em um pronunciamento transmitido pela televisão nesta sexta-feira (3), em rede nacional, o presidente da Venezuela abordou a iniciativa estadunidense de deslocar parte do seu arsenal de guerra para perto do território venezuelano.

Apesar de a Casa Branca afirmar que se trata de uma “ação para combater o narcotráfico na América Latina”, muitos analistas internacionais a observam como um movimento para ameaçar o país bolivariano, e ao que parece, Maduro também pensa dessa forma.

“Nas próximas horas eu ordenarei, no âmbito da operação permanente Escudo Bolivariano, a mobilização de peças de artilharia a serem preparadas para a luta pela paz, pelo cessar-fogo, por um acordo humanitário”, declarou o chefe de Estado nesta sexta-feira.

Segundo Maduro, “existem grupos que não conseguem lidar com o ódio que carregam, e por isso apoiam as ações armadas e violentas contra a paz na Venezuela. Repito, sei o que estou dizendo”, confirmou o presidente.

Esta frase foi uma clara alusão a setores da oposição ao seu governo que defendem que os Estados Unidos atuem militarmente contra seu próprio país para derrubar o governo chavista. A figura mais conhecida que atua dessa maneira é o líder opositor Juan Guaidó, que se autoproclamou “presidente interino” do país, em janeiro de 2019. Contudo, até agora, não conseguiu provar que possui poder real.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum