Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
20 de dezembro de 2019, 23h10

VÍDEO: Blindados esmagam jovem manifestante no Chile

A forte repressão policial marcou mais um dia de protestos em Santiago

Foto: Reprodução/Meganotícia

Dois carros usados para lançar gases sobre os protestos nos Chile colidiram enquanto um dos veículos buscava atropelar um manifestante nesta sexta-feira (20). O jovem foi esmagado pelos automóveis, mas logo foi socorrido por outros voluntários de saúde presentes no ato e encaminhado para o hospital, onde se verificou que ele teve uma fratura na pélvis.

O vídeo chocante foi exibido ao vivo na rede televisiva Meganotícias, enquanto a polícia tentava dispersar o ato e ecoou nas redes. O grupo KolectiVOZ, que busca reportar os acontecimentos dos protestos no país, publicou a cena e condenou a violência policial. “Enquanto o povo chileno continua resistindo nas ruas, os carabineros esmagam um manifestante em dois veículos na Praça Dignidade”, tuitou.

Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.

O Instituto Nacional de Direitos Humanos do Chile publicou, por volta das 22h, uma informação com o quadro de saúde do rapaz. “O jovem atropelado por policiais nesta tarde na Plaza Italia está estável na exPosta Central. Ele sofreu uma fratura na pélvis. A equipe INDH segue no hospital verificando o estado das pessoas feridas”, publicou.

A forte repressão fez movimentos voltarem a pedir a renúncia do general dos Carabineros, Mario Rozas. “Há 37 dias, exigimos a renúncia de Gral de Carabineros, Mario Rozas. As políticas repressivas e criminais de um governo que declara guerra ao povo devem parar agora. A partir da Frente Ampla exigimos, Sebastian Piñera: Fora Rozas e reforma urgente da polícia para garantir os direitos humanos”, disse a deputada Gael Yeomans, líder do La Convergencia.

A jornada de protestos no Chile já ultrapassa dois meses e vê avançar a construção de uma nova Constituição no país que até hoje não reviu a carta constitucional estabelecida durante a ditadura de Augusto Pinochet.

Veja mais detalhes aqui.

 

 

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum