Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
07 de janeiro de 2020, 09h40

Vídeo desmascara encenação de Guaidó de tentar pular portão do congresso na Venezuela

Seguranças da Assembleia Nacional afirmam mais de uma vez a Guaidó que sua entrada estava autorizada. Imagens desmascaram versão mentirosa propagada na mídia corporativista de que o opositor venezuelano foi impedido de entrar na sessão legislativa

Juan Guaidó é autorizado a entrar na Assembleia venezuelana (Reprodução)

Um vídeo publicado pelo jornalista venezuelano Gustavo Villapol nesta segunda-feira (6) mostra o exato momento em que o deputado Juan Guaidó tenta entrar no edifício da Assembleia Nacional. Diferentemente da versão contada pelos veículos da mídia corporativista, ele é claramente autorizado a entrar no prédio, mas se nega a fazê-lo.

O vídeo tem legendas em espanhol e indica o horário em que o momento aconteceu (13h02 do domingo, 5 de janeiro). Em 17 segundos, ele mostra como o chefe da segurança pede que as pessoas próximas a Guaidó abram espaço para que ele possa entrar, pois já está autorizado. Guaidó se nega dizendo que vem com um convidado (um parlamentar cassado que ele queria que o acompanhasse).

Então, o responsável pela segurança responde que, no caso do convidado, ainda é preciso consultar sobre se está autorizado a entrar ou não. Guaidó afirma que vai esperar a autorização do convidado, mas o segurança insiste dizendo “se quiser vocês vão passando enquanto nós verificamos os outros”, mas o deputado mantém sua disposição de não entrar, apesar de já estar autorizado.

Esta cena ocorreu minutos antes da tentativa de pular o portão metálico do edifício, uma cena teatral que o opositor montou para dar a impressão de que havia sido proibido de entrar na Assembleia Legislativa, algo que não aconteceu. Além disso, também confirma a matéria publicada pela Fórum nesta segunda (6), através do testemunho da jornalista brasileira Fania Rodrigues, que também estava no local, cobrindo a eleição.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum