sábado, 24 out 2020
Publicidade

Vídeo: Em Bristol, manifestantes derrubam estátua de traficante de escravos e a jogam no rio

Manifestantes que participaram do ato antirracista deste domingo (7) em Bristol, no sul Inglaterra, derrubaram a estátua do traficante de escravos Edward Colston (1636-1721) e a jogaram no rio da cidade.

Estima-se que Colston tenha transportado cerca de 84 mil homens, mulheres e crianças da África Ocidental para serem vendidos como escravos. Durante a viagem, 19 mil morreram.

A estátua em tributo ao escravocrata foi erguida em 1895 e já sofreu inúmeras petições para ser derrubada, uma com mais de 10 mil assinaturas. Para derrubá-la durante o protesto deste domingo, manifestantes usaram uma corda e a puxaram pelo pescoço.

A manifestação de Bristol faz parte de um movimento antirracista que eclodiu em diversos países do mundo após o assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos. No Brasil, ato similar acontece hoje no Largo da Batata, em Pinheiros.

Aqui, manifestantes também pedem justiça pela morte de João Pedro, adolescente de 14 anos que foi assassinado pela polícia dentro de casa no mês passado. O menino Miguel Otávio Santana, de cinco anos, que caiu do nono andar de um prédio de luxo na semana passada, também foi lembrado durante o ato.

Confira:

Luisa Fragão
Luisa Fragão
Jornalista.