Vídeo emocionante: Uma cantora lírica transforma a luta no Chile em pura poesia

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma visão panorâmica noturna da cidade praticamente vazia, em função do toque de recolher imposto por Sebastián Piñera; ao fundo, a voz de uma cantora lírica interpretando a canção “El Cigarrito”, de Victor Jara

Foto: Fech/Divulgação
Escrito en GLOBAL el
Não é só de violência militar e policial contra o povo que os chilenos vivem nos últimos dias, após a série de protestos nas ruas do país, inicialmente contra o aumento na passagem do metrô, e depois por mudanças gerais na condução das políticas governamentais. A luta do povo chileno também pode ser traduzida em poesia. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma visão panorâmica noturna e a cidade praticamente vazia, em função do toque de recolher imposto pelo presidente Sebastián Piñera. No rastro do crime ambiental nas parias do Nordeste: Ajude a Revista Fórum a mergulhar na realidade dessa grande tragédia Ao fundo, a voz de uma cantora lírica invade o espaço, interpretando a canção “El Cigarrito”, de Victor Jara, poeta, cantor e ativista chileno. Ao final, a vizinhança emocionada, que acompanha a audição, explode em uma grande ovação. Enquanto isso, em contraste com o momento, a TV local mostra imagens de saques e barricadas para intimidar a população, que apenas luta por cidadania e por um país melhor. Assassinado Victor Jara é um dos nomes mais importantes da cultura do Chile. Além de poeta, cantor e ativista político, foi professor, diretor de teatro e compositor. Lutou bravamente contra a ditadura sangrenta de Augusto Pinochet. Após sofrer várias formas de tortura, Jara tombou crivado de 44 balas em 15 de setembro de 1973, poucos dias após o golpe militar de Pinochet. Sua morte ocorreu no Estádio Nacional, em Santiago, que depois do golpe militar foi usado como centro de detenção e tortura. Os restos mortais do cantor, cujo assassinato se converteu em um dos símbolos contra a ditadura pinochetista (1973-1990), estão no Cemitério Geral de Santiago. Veja a letra da canção "El Cigarrito":
Voy a hacerme un cigarrito, acaso tengo tabaco, si no tengo de 'onde saco, lo mas cierto es que no pitoAyayay me querís, ayayai me querís, Ayayayi Voy a hacerme un cigarrito con mi bolsa tabaquera, lo fumo, botó la cola, y recójala el que quiera Ayayay me querís, ayayai me queris Ayayay Cuando amanezo con frío.
prendo un cigarro de a vara, y me caliento la cara, con el cigarro encendidoAyayay me querís, ayayai me queris Ayayay
Assista ao vídeo:
https://youtu.be/cgLaNfKCQVA

Temas