Fórumcast, o podcast da Fórum
07 de outubro de 2019, 19h28

VÍDEO: Equatorianos queimam blindado do Exército durante protestos contra Lenín Moreno e Palácio Presidencial é evacuado

Governo por um fio: O presidente Lenín Moreno teria evacuado do Palácio Presidencial em razão dos protestos

Foto: Reprodução/Twitter

Manifestantes reagiram a um cerco montado pelo Exército do Equador e colocaram fogo em blindados que impediam o avanço da marcha dos movimentos indígenas até a capital do país, Quito. Nesta segunda-feira (7) se completam cinco dias de mobilizações contra as reformas econômicas neoliberais promovidas pelo presidente Lenín Moreno, que decretou estado de exceção após o levante popular.

Cerca de 500 pessoas já foram detidas no país desde a edição do decreto por Moreno, que é considerado um traidor pela esquerda equatoriana por ter rompido com o correísmo logo após ser eleito com o apoio do ex-presidente Rafael Correa. O mandatário diz que não pretende rever seu plano econômico e não mudará de posição. Segundo o cientista político Amauri Chamorro, essa insistência deve gerar a queda de Moreno.

Nesta segunda-feira (7), Quito foi tomada por bombas de efeito moral e gás lacrimogênio para dispersar os manifestantes que aguardam a chegada da grande marcha da Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (CONAIE). Blindados tentaram impedir o avanço dos indígenas, no sul de Quito, mas foram tomados e queimados pelos equatorianos.

Com a grande mobilização prevista para esta noite em Quito, o presidente Lenín Moreno teria deixado a sede do governo. “Quem conhece Equador sabe que este é o principal sintoma de que o governo está a um passo de cair”, disse Chamorro nas redes sociais.

Veja vídeo:

 

Equador em Ebulição


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum