Vídeo: manifestantes ateiam fogo no Congresso da Guatemala e pedem renúncia de presidente

Revolta começou após aprovação do Orçamento para 2021, com cortes em saúde e educação

Manifestantes na Guatemala invadiram a sede do Congresso nacional daquele país, em , e atearam fogo dentro do prédio neste sábado (21). Eles exigem a renúncia do presidente do país, Alejandro Gianmmattei e dos parlamentares.

Os protestos acontecem depois que os parlamentares aprovaram o projeto de Orçamento para 2021, com cortes de verba na saúde e na educação. E culminaram com a sanção do projeto pelo presidente, na última sexta-feira (20).

A Telesur diz que meios de comunicações locais dão conta de que o protesto teria sido levado a cabo por estudantes que invadiram o prédio do Congresso e lançaram objetos com fogo. A invasão teria ocorrido sem nenhuma intervenção da Polícia Nacional Civil.

Giammattei fez um pronunciamento na sexta-feira para tentar justificar a sanção do Orçamento. Afirmou que “diversos setores” haviam solicitado que ele vetasse a proposta, mas que havia “riscos” caso ele seguisse esses pedidos.

Sabendo que os protestos continuariam, no pronunciamento o presidente guatemalteco pediu que os manifestantes usassem máscaras e mantivessem “distancimento social” nos atos. Ainda rogou que eles fossem pacíficos.

A gestão de Giammattei já vinha sendo questionada por má gestão das emergências no país, causadas pela pandemia do novo coronavírus e por furacões que atingiram o país (os mais recentes a passar foram o Eta e o Iota). Além disso, as críticas ainda são dirigidas ao uso de recursos públicos para gastos considerados supérfluos. E ainda há duplicidade de funções de alguns funcionários.

Veja o vídeo publicado pelo jornalista Santiago Botón, da TeleSur.

Com informações da TeleSur

Avatar de Fabíola Salani

Fabíola Salani

Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalhou por mais de 20 anos na Folha de S. Paulo e no Metro Jornal, cobrindo cidades, economia, mobilidade, meio ambiente e política.