Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
11 de novembro de 2019, 17h25

Vídeo mostra manifestante que teria sido assassinado pela polícia golpista na Bolívia

Em vídeo de pouco mais de 40 segundos se vê um grupo de indígenas contrários ao golpe de Estado tentando socorrer a pessoa, que levou quatro tiros

Foto: Reprodução

O golpismo na Bolívia caminha a passos largos para se tornar claramente uma ditadura. Na manhã desta segunda (11), a polícia de La Paz atacou a tiros uma manifestação de grupos indígenas na cidade de El Alto, na região metropolitana de La Paz, ferindo dezenas de pessoas, e causando ao menos uma morte.

Em um vídeo difundido pelas redes sociais, se vê um indígena ferido com quatro balas no seu abdômen, enquanto seus amigos tentam socorrê-lo. As pessoas em volta gritam “assassinos, assassinos”, e uma das manifestantes pergunta “onde estão os jornalistas agora?”, em referência à imprensa local boliviana, que tem apoiado majoritariamente o golpe de Estado.


Também há informações de sequestro de lideranças indígenas por policiais à paisana, em veículos não oficiais, em outra prática que recorda os tempos das ditaduras da Operação Condor.

O próprio líder do golpe, Luis Fernando Camacho, já reconheceu, diversas vezes, que possui uma lista de nomes e endereços de pessoas vinculadas ao governo de Evo Morales, e estimula sua perseguição.

O presidente, que foi obrigado a renunciar, comentou a situação em uma mensagem em sua conta de Twitter: “Depois do primeiro dia do golpe civil-político-policial, a polícia amotinada reprime com bala para provocar mortos e feridos em El Alto. Minha solidariedade com essas vítimas inocentes, entre elas uma menina, e ao heroico povo de El Alto, defensor da democracia”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum