Vídeo: No Equador, presos transformam pátio do presídio em piscina

Nas imagens, é possível ver alguns deles mergulhando e nadando no que antes era uma quadra de futsal. Autoridades anunciaram investigações para descobrir os responsáveis

Presos equatorianos transformaram pátio do presídio em piscina (foto: YouTube)
Escrito en GLOBAL el

Era carnaval, dias 23 e 24 de fevereiro, e os presos do Centro de Reabilitação Social da região de Turi, no Equador, queriam ter algum tipo de lazer nesse dia.

Então, alguns deles se organizaram para tapar o sistema de esgoto do presídio, de forma a que a água escorresse até o pátio, onde há uma quadra de futsal cercada por pequenas arquibancadas de concreto.

O formato da quadra permitiu que ela rapidamente se transformasse em uma piscina, a qual foi aproveitada pelos detentos por alguns minutos.

Apesar de o fato ter ocorrido há uma semana, um vídeo sobre a façanha foi difundido apenas nesta segunda, e mostra alguns presos mergulhando, e outros nadando na “piscina” improvisada.

As autoridades equatorianas estão investigando as responsabilidades, e suspeitam que alguns funcionários do presídio sejam cúmplices do ocorrido.

Segundo Xavier Martínez, governador da província de Azuay (onde fica o presídio), “é preciso determinar as devidas sanções ao caso, ainda mais se envolve pessoal administrativo, porque essas coisas não podem acontecer”.

É importante destacar que o caso aconteceu poucos días depois que seis presos foream encontrados mortos no mesmo presídio.

Segundo um informe, os falecidos estavam em celas diferentes, e não apresentavam sinais de violência ou tortura, no entanto, organizações de direitos humanos contestam essa informação e pedem uma perícia independente aos corpos.