Vídeo: Polícia americana executa dois adolescentes negros na Flórida

Imagens mostram policial descarregando oito tiros no carro que imaginava ser roubado, mas era da namorada de um dos garotos

O Departamento de Polícia da Flórida investiga uma ação policial que culminou com a morte de dois adolescentes negros, Angelo Crooms, 16, e Sincere Pierce, 18, ambos de Cocoa, Flórida, no último dia 13 de novembro.

Os tiros foram disparados por um policial após o carro se negar a parar. Nesta sexta-feira (20), Jessica Cary, porta-voz do departamento, se recusou a discutir detalhes, citando a necessidade de proteger a integridade da investigação.

O Gabinete do Xerife do Condado de Brevard divulgou um vídeo da ação policial. Veja abaixo:

Por volta das 10h30, os policiais Jafet Santiago-Miranda e Carson Hendren, acompanhavam o que pensaram ser um possível carro roubado que “havia fugido de outro policial na área de Cocoa”, escreveu o xerife Wayne Ivey do condado de Brevard em uma postagem do Facebook.

O vídeo mostra policiais em duas viaturas seguindo o carro enquanto ele entrava em uma garagem de uma casa em um bairro residencial em Cocoa, que fica a cerca de 72 quilômetros a leste de Orlando. Não fica claro há quanto tempo os policiais estavam seguindo o carro.

Os policiais saíram de seus carros “na tentativa de fazer contato com os ocupantes”, disse o xerife Ivey.

A polícia afirma que Crooms dirigiu contra o policial Santiago-Miranda, que disparou sua arma “na tentativa de se defender do carro que iria bater nele”. No vídeo, dá para ouvir ao menos oito tiros atingindo o carro.

Santiago-Miranda foi o único policial que abriu fogo contra o carro, afirmou Tod Goodyear, porta-voz do gabinete do xerife.

Segundo a polícia, Crooms e Pierce foram levados para o hospital, onde foram declarados mortos. Um terceiro ocupante do carro, que não foi identificado, saiu ileso, foi interrogado e posteriormente foi solto, disse Goodyear.

A polícia afirmou que duas armas de fogo foram encontradas no carro com os garotos.

Benjamin Crump, advogado das famílias dos adolescentes, disse no Twitter que os garotos estavam “apavorados” e tentaram contornar os policiais.

“Fora de perigo, o policial se aproximou para conseguir um ângulo melhor” e atirou com a “intenção de matar” e “depois continuou atirando enquanto o carro passava”, disse o advogado.

Natalie A. Jackson, advogada da tia-avó e tutora legal de Pierce, Cynthia Green, disse que o carro em que os adolescentes estavam pertencia à namorada de Crooms e não era roubado.

Os policias responsáveis pela ação foram colocados em licença administrativa remunerada durante a investigação.

Na semana passada, dezenas de moradores de Cocoa fizeram uma passeata e vigília pelos adolescentes. As pessoas carregavam cartazes e bandeiras com a frase: “Vidas negras importam”.

Com informações do New York Times

Tags:

Avatar de Julinho Bittencourt

Julinho Bittencourt

Jornalista, editor de Cultura da Fórum, cantor, compositor e violeiro com vários discos gravados, torcedor do Peixe, autor de peças e trilhas de teatro, ateu e devoto de São Gonçalo - o santo violeiro.