Vídeo: policial atira garoto de 16 anos de ponte durante protestos contra o governo no Chile

Durante quatro semanas consecutivas, desde 11 de setembro, organizações políticas de esquerda e movimentos sociais convocaram manifestações no Chile

Um vídeo mostra um carabinero, membro da Polícia Nacional do Chile, no momento em que ele empurra um manifestante de 16 anos da ponte Pío Nono, sobre o leito do rio Mapocho, que está praticamente seco. O fato ocorreu em Santiago, na última sexta-feira (2), durante protestos contra o governo.

O menor estava inconsciente no momento em que foi retirado do rio e foi reanimado por equipes de resgate.

Testemunhas dizem que o jovem caiu de cabeça e sofreu um golpe de alto impacto. Segundo fontes que estavam no local, o menor está recebendo atendimento médico particular.

Durante quatro semanas consecutivas, desde 11 de setembro passado, organizações políticas de esquerda e movimentos sociais convocaram manifestações na Plaza Italia, rebatizada de Plaza Dignidad, em Santiago do Chile.

As manifestações acontecem menos de um mês após o plebiscito convocado para o próximo dia 25 de outubro, no qual os cidadãos chilenos decidirão se uma nova Constituição é necessária.

Os protestos começaram como resultado da tradicional homenagem ao presidente Salvador Allende, derrubado por um golpe militar em 11 de setembro de 1973.

Com informações da Telesur

Avatar de Julinho Bittencourt

Julinho Bittencourt

Jornalista, editor de Cultura da Fórum, cantor, compositor e violeiro com vários discos gravados, torcedor do Peixe, autor de peças e trilhas de teatro, ateu e devoto de São Gonçalo - o santo violeiro.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR