Washington Post diz em editorial que Trump deve ser retirado da presidência imediatamente

O jornal culpa o presidente pela invasão do Capitólio e afirma: “o Sr. Trump é uma ameaça e, enquanto ele permanecer na Casa Branca, o país estará em perigo”

O jornal americano Washington Post soltou editorial nesta quinta-feira (7) onde responsabiliza o presidente Donald trump pelo ataque de militantes de extrema-direita ao Capitólio, nesta quarta-feira. Para o jornal, o presidente “deve ser removido”.

As razões que o jornal aponta para os distúrbios são a recusa do presidente Trump em aceitar sua derrota na eleição e o “incitamento implacável de seus partidários”. “A responsabilidade por esse ato de sedição recai diretamente sobre o presidente, que mostrou que sua permanência no cargo representa uma grave ameaça à democracia dos Estados Unidos. Ele deve ser removido”, diz o texto.

O jornal diz ainda que “o Sr. Trump encorajou a multidão a ‘ser selvagem’ e se reunir na quarta-feira, quando o Congresso foi convocado. Depois de repetir uma panóplia de teorias de conspiração absurdas sobre a eleição, ele instou a multidão a marchar sobre o Capitólio. ‘Nós vamos descer e eu estarei lá com você’, disse ele. ‘Você nunca vai retomar nosso país com fraqueza. Você tem que mostrar força e tem que ser forte’”.

O Washington Post diz a seguir que Trump não só não acompanhou a multidão como, “ao invés disso, assistiu passivamente na televisão enquanto seus membros derrubavam cercas ao redor do Capitólio e sobrecarregavam a polícia que guardava o prédio. Membros da Câmara e senadores foram forçados a fugir. Tiros foram disparados e pelo menos uma pessoa foi atingida e morta”.

O texto lembra que ao invés de denunciar imediatamente a violência e pedir para que seus apoiadores se retirem, Trump fez dois tuítes onde convocou a multidão a permanecer por lá de forma pacífica.

“Mais tarde, ele desculpou o motim, tuitando que ‘essas são as coisas e eventos que acontecem quando uma vitória eleitoral esmagadora e sagrada é eliminada de maneira tão sem cerimônia e cruelmente’”, completa o jornal.

Em tom incisivo, o jornal afirma ainda que “o presidente está incapacitado para permanecer no cargo pelos próximos 14 dias. Cada segundo que ele retém os vastos poderes da presidência é uma ameaça à ordem pública e à segurança nacional. O vice-presidente Pence, que teve de ser retirado do plenário do Senado para sua própria proteção, deve reunir imediatamente o Gabinete para invocar a 25ª Emenda, declarando que o Sr. Trump é ‘incapaz de cumprir os poderes e deveres de seu cargo’. O Congresso, que teria de ratificar a ação se Trump resistisse, deveria fazê-lo. O Sr. Pence deve servir até que o presidente eleito Joe Biden seja empossado em 20 de janeiro”.

Ao final, o Washington Post sentencia: “o Sr. Trump é uma ameaça e, enquanto ele permanecer na Casa Branca, o país estará em perigo”.

Avatar de Julinho Bittencourt

Julinho Bittencourt

Jornalista, editor de Cultura da Fórum, cantor, compositor e violeiro com vários discos gravados, torcedor do Peixe, autor de peças e trilhas de teatro, ateu e devoto de São Gonçalo - o santo violeiro.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR