Fórumcast, o podcast da Fórum
23 de janeiro de 2019, 21h43

#WeAreMaduro: Após tentativa de golpe na Venezuela, apoio a Maduro cresce nas redes

A tag #WeAreMaduro já está no segundo lugar dos Trending Topics mundial do Twitter e supera as mensagens de apoio ao líder opositor que se autoproclamou presidente da Venezuela com o aporte dos Estados Unidos; presidente eleito, após tentativa de golpe, mandou expulsar embaixadores norte-americanos

Reprodução/Twitter

A tentativa de golpe na Venezuela encampada nesta quarta-feira (23) pelo líder opositor Juan Guaidó, com o apoio dos Estados Unidos, surtiu efeito contrário nas redes sociais.

Após Guaidó se autoproclamar presidente do país e receber o reconhecimento de Estados Unidos e países aliados como Brasil e Colômbia, as manifestações de apoio ao presidente eleito, Nicolás Maduro, ao menos na internet, se tornaram maiores que as críticas ou as postagens de apoio à deposição de seu governo.

No Twitter, a hashtag #WeAreMaduro chegou, no início da noite, ao segundo lugar dos Trending Topics mundial, atrás apenas do termo “Venezuela”, que reúne postagens pró e contra a situação política no país. O termo “Juan Gaidó”, em referência ao líder golpista, é apenas o terceiro colocado.

Apesar de toda a pressão e do apoio norte-americano aos oposicionistas, milhares de apoiadores de Maduro cercaram o Palácio de Miraflores, em Caracas, para defender o governo eleito. Maduro, por sua vez, discursou para a multidão e prometeu resistir. Ele anunciou, como reação à intentona golpista, o corte de relações diplomáticas e econômicas com os EUA  e determinou a expulsão de todo o corpo diplomático estadunidense da Venezuela.

Com a tag #WeAreMaduro, internautas de todo o mundo têm postado mensagens de solidariedade ao chavista. Boa parte das mensagens são pessoas da Turquia, país aliado da Venezuela e citado por Maduro no discurso em que rechaçou o intervencionismo norte-americano.

Confira parte da repercussão.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum