Fórumcast, o podcast da Fórum
28 de janeiro de 2019, 20h58

Xenofobia: Brasileiros relatam agressão por falarem português em Londres

Senhora britânica ficou revoltada quando viu um grupo de brasileiros residente em Londres falando em português na rua: "No Brasil eu falo brasileiro!", vociferou. Assista

Reprodução/Facebook

Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra uma situação de xenofobia ocorrida em Londres, no Reino Unido, no último sábado (26). Natália Rossini, brasileira que tem passaporte europeu e está vivendo com o marido há uma semana na capital britânica, foi uma das agredidas e a responsável por divulgar o caso nas redes.

“Hoje fomos atacados por uma mulher descontrolada porque andávamos na rua falando em português, eu, meu marido e um amigo nosso, brasileiros nativos falando nossa língua, ela veio gritando que era para nós pararmos de falar nossa língua nativa enquanto estivéssemos no ‘país dela'”, escreveu Rossini junto com dois vídeos que mostram as agressões verbais.

Usando um pingente com a bandeira do Reino Unido, a mulher teria dito aos jovens que se sentiu “ameaçada” por eles estarem falando em português e ainda disparou, conforme mostra um dos vídeos: “No Brasil eu falo brasileiro!”.

As imagens mostram ainda um dos jovens tentando acalmar a mulher, que segue vociferando de forma preconceituosa.

De acordo com Natália, ninguém de seu grupo conhecia a britânica, que ainda os ameaçou dizendo que “marcou” o rosto deles, recomendando que nunca mais aparecessem naquela rua.

A jovem brasileira relatou que, após o ocorrido, registrou uma ocorrência na polícia, que teria dado suporte ao grupo e informado que a polícia de bairro investigaria o caso.

Vale lembrar que o Reino Unido tem sido, nos últimos anos, um dos principais lugares onde a xenofobia e o discurso anti-imigração ganhou musculatura na Europa. Esse levante conservador foi uma das bases para a vitória do Brexit na consulta pública feita em 2016 – que selou a saída do país da União Européia. A revogação definitiva ou a manutenção do acordo com o restante dos países europeus segue em discussão no parlamento britânico.

Assista, abaixo, o vídeo da agressão com a íntegra do relato.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum