Imprensa livre e independente
25 de janeiro de 2018, 20h17

Golpe em marcha: juiz proíbe Lula de sair do país

O ex-presidente tem uma viagem marcada nesta sexta-feira (26), à Etiópia

Da Redação* O juiz Ricardo Leite, da Justiça Federal no DF,  proibiu Lula de sair do país e determinou o confisco do passaporte do ex-presidente. A ordem foi passada no início da noite desta quinta-feira (25) ao diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, que comunicou o ministro da Justiça, Torquato Jardim. A informação foi confirmada pela PF à Folha. A decisão tomada pelo juiz foi um pedido do Ministério Público Federal no DF como parte de um inquérito que apura supostos crimes na aquisição, pelo governo federal, de aviões caças da Suécia. E não tem a ver com o julgamento...

Da Redação*

O juiz Ricardo Leite, da Justiça Federal no DF,  proibiu Lula de sair do país e determinou o confisco do passaporte do ex-presidente.

A ordem foi passada no início da noite desta quinta-feira (25) ao diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, que comunicou o ministro da Justiça, Torquato Jardim. A informação foi confirmada pela PF à Folha.

A decisão tomada pelo juiz foi um pedido do Ministério Público Federal no DF como parte de um inquérito que apura supostos crimes na aquisição, pelo governo federal, de aviões caças da Suécia. E não tem a ver com o julgamento desta quarta (24).

O ex-presidente tem uma viagem marcada nesta sexta-feira (26), à Etiópia, onde participa de um evento da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). O retorno de Lula será no dia 29 e a defesa do ex-presidente já havia informado ao TRF-4 sobre a viagem.

Na África, ele falará sobre as iniciativas adotadas em seus governos que levaram o Brasil a deixar o Mapa da Fome, divulgado pela FAO desde 1990. O país saiu do mapa em 2014, quando pela primeira vez teve apenas 3% da população ingerindo menos calorias do que as necessárias segundo o órgão.

Veja também:  Barroso, do STF, sobre coquetel com Dallagnol e Moro: “Ninguém lá falou de Operação Lava Jato”

*Com Folha de S. Paulo

Leia também: Direita quer tomar passaporte de Lula e impedi-lo de recorrer em liberdade

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum