Imprensa livre e independente
09 de janeiro de 2018, 22h39

Guga Chacra elogia cidades construídas por bandeirantes e Douglas Belchior o acusa de racismo

O jornalista fez um tweet elogiando as cidades do interior paulista que foram construídas por bandeirantes, como se não houvesse problema algum em elogiar aqueles que foram notórios genocidas de negros e indígenas. “O racismo transborda”, criticou Douglas, que é historiador e ativista do movimento negro Por Redação O jornalista Guga Chacra, que apresenta jornais na GloboNews, fez um tweet nesta segunda-feira (8) que pode ter passado despercebido para muitos, mas não para o historiador e ativista do movimento negro Douglas Belchior. Ajude a Fórum a fazer a cobertura do julgamento do Lula. Clique aqui e saiba mais. Chacra fez...

O jornalista fez um tweet elogiando as cidades do interior paulista que foram construídas por bandeirantes, como se não houvesse problema algum em elogiar aqueles que foram notórios genocidas de negros e indígenas. “O racismo transborda”, criticou Douglas, que é historiador e ativista do movimento negro

Por Redação

O jornalista Guga Chacra, que apresenta jornais na GloboNews, fez um tweet nesta segunda-feira (8) que pode ter passado despercebido para muitos, mas não para o historiador e ativista do movimento negro Douglas Belchior.

Ajude a Fórum a fazer a cobertura do julgamento do Lula. Clique aqui e saiba mais.

Chacra fez uma postagem elogiando as cidades do interior paulista construídas por bandeirantes – para ele, “o Brasil que deu certo”.

“Um dos lugares mais fantásticos do Brasil é o interior de São Paulo. É o Brasil que deu certo. Vejam São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Campinas, Sorocaba. Isso para falar das grandes cidades, que foram construídas por imigrantes e bandeirantes”, escreveu, como se não houvesse problema algum em elogiar aqueles que foram os maiores genocidas de negros e indígenas no país.

Veja também:  Eclipse parcial da lua é visto pelo mundo, inclusive no Brasil. Entenda o fenômeno

Nas chamadas bandeiras entre os séculos 16 e 18, esses “desbravadores” chamados bandeirantes saiam a cavalo em terras inexploradas do interior de São Paulo para capturar índios, negros e encontrar pedras preciosas. Comunidades indígenas e quilombolas foram totalmente extintas para dar lugar as grandes cidades que o jornalista elogiou em seu tweet.

Como ativista e historiador, Douglas Belchior fez questão de expor o que ele considerou “racismo” de Chacra. “Mais um jornalista global fazendo “coisa de branco”! O racismo transborda nas palavras de , com a naturalidade que lhes é peculiar. É a cara da elite e da grande imprensa brasileira”.

O global ainda respondeu, dizendo que não há racismo em elogiar cidades do interior paulista, mas um outro internauta entrou na discussão para sacramentar: “O Brasil que deu certo foi construído por bandeirantes? Ou seja, às custas de sangue negro e indígena? Não finja que a crítica não é essa, Guga”.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum