Imprensa livre e independente
12 de julho de 2019, 10h13

Guga Chacra sobre Bolsonaro: “apenas rei Saudita nomeou o filho embaixador nos EUA”

Já foram embaixadores do Brasil nos EUA nomes como Joaquim Nabuco, Oswaldo Aranha, Walther Moreira Salles, Roberto Campos, Paulo Tarso Flecha de Lima, Rubens Ricúpero entre outros

Foto: Agência Câmara
O colunista de O Globo e da GloboNews, Guga Chacra, corrobora com a tese do editor da Fórum, Renato Rovai, ao afirmar, na sua coluna publicada na noite desta quinta-feira (11), que só em uma ditadura o pai presidente nomeia um filho para ser embaixador nos EUA. Ao comentar o fato do presidente Jair Bolsonaro (PSL-RJ) cogitar indicar o filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), para embaixador nos EUA, Guga lembra que apenas um rei Saudita nomeou o filho embaixador por lá. “Khalid bin Salman bin Abdulaziz Al Saud ocupou o cargo entre 2017 e 2019”. Ele diz ainda...

O colunista de O Globo e da GloboNews, Guga Chacra, corrobora com a tese do editor da Fórum, Renato Rovai, ao afirmar, na sua coluna publicada na noite desta quinta-feira (11), que só em uma ditadura o pai presidente nomeia um filho para ser embaixador nos EUA.

Ao comentar o fato do presidente Jair Bolsonaro (PSL-RJ) cogitar indicar o filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), para embaixador nos EUA, Guga lembra que apenas um rei Saudita nomeou o filho embaixador por lá. “Khalid bin Salman bin Abdulaziz Al Saud ocupou o cargo entre 2017 e 2019”.

Ele diz ainda que “sua nomeação, na realidade, foi determinada não pelo seu pai, mas pelo seu irmão, Mohammad bin Salman, príncipe herdeiro e ditador de fato da Arábia Saudita. O objetivo era ajudar na estratégia de propaganda saudita de melhorar a imagem de MBS, como é conhecido o autocrata saudita. No fim, foi um fracasso. O experimento naufragou quando emergiram as acusações de que o ditador da Arábia Saudita foi o mandante do assassinato de um jornalista no consulado do país em Istambul”.

Veja também:  Moro acertou reunião com Dallagnol e Polícia Federal para definir futuro da Lava Jato

Guga lembra também que o “Brasil, historicamente, costuma enviar os melhores nomes do Itamaraty para Washington”. Eduardo Bolsonaro, como todos sabem, não estudou no Instituto Rio Branco, não cursou universidades de prestígio na área de Relações Internacionais, como Georgetown, nunca serviu no exterior e tem pouquíssima experiência na área.

Em comparação, Guca Chacra recorda os últimos embaixadores brasileiros na capital americana: Sergio Amaral, Mauro Vieira, Luis Alberto Figueiredo, Roberto Abdenur, Rubens Barbosa, Paulo Tarso Flecha de Lima e Rubens Ricúpero.

A estes, podemos ainda acrescentar nomes como Joaquim Nabuco, Oswaldo Aranha, Walther Moreira Salles e Roberto Campos.

 

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum