Imprensa livre e independente
15 de junho de 2018, 13h32

Haddad fica só atrás de Bolsonaro com apoio de Lula, diz nova pesquisa XP

Já no cenário em que Lula aparece, o ex-presidente lidera com folga, com 29% das intenções de votos

De acordo com pesquisa contratada pela XP Investimentos e divulgada na manhã desta sexta-feira (15), quando o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) é identificado como candidato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele aparece em segundo lugar, com 11% das intenções de votos, perdendo apenas para Jair Bolsonaro (PSL), que fica com 20%. Pesquisa XP com Haddad identificado como candidato de Lula. Foto: Reprodução Gráfico XP Bolsonaro oscilou ainda um ponto para baixo com relação à última pesquisa XP, divulgada no último dia 7 de junho, quando tinha 21%. Naquele levantamento, Haddad já aparecia com os mesmos...

De acordo com pesquisa contratada pela XP Investimentos e divulgada na manhã desta sexta-feira (15), quando o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) é identificado como candidato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele aparece em segundo lugar, com 11% das intenções de votos, perdendo apenas para Jair Bolsonaro (PSL), que fica com 20%.

Pesquisa XP com Haddad identificado como candidato de Lula. Foto: Reprodução Gráfico XP

Bolsonaro oscilou ainda um ponto para baixo com relação à última pesquisa XP, divulgada no último dia 7 de junho, quando tinha 21%. Naquele levantamento, Haddad já aparecia com os mesmos 11% das intenções de votos quando era identificado como candidato de Lula.

Lula lidera com folga

Já no cenário em que Lula aparece, o ex-presidente lidera com folga, com 29% das intenções de votos. Lula também oscilou um ponto para baixo com relação ao levantamento anterior, quando aparecia com 30% das intenções.

Lula lidera com folga. Foto: Reprodução Gráfico XP

Queda de Bolsonaro

Veja também:  Artigo: Sobre golpes, angústias e o dia que Lula foi ministro

A trajetória descendente de Bolsonaro também está registrada nos cenários de segundo turno. Neste levantamento, ele está atrás de Lula (42% para 34%, contra um pico de 36% x 38%) e tecnicamente empatado com Marina Silva (Rede) (34% para 38%).

O pico de intenções de voto de Bolsonaro nas pesquisas da XP, de 26%, foi registrado na última semana de maio. Em duas semanas, o apoio identificado pelo levantamento caiu 5 pontos no cenário sem Lula, com Fernando Haddad como candidato do PT.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum