Hambúrguer: a história curiosa do prato que o mundo aprendeu a amar
Embora seja um dos pilares da cultura alimentar do Ocidente (e das redes de fast food), o prato tem origens na Ásia Central
O hambúrguer, um sanduíche de carne conhecido por seu preparo rápido e prático (além de delicioso, para quem gosta de carne), é uma tradição muito lucrativa da cultura ocidental: em 2024, o mercado de redes de fast foods que servem hambúrguer cresceu 15%, e as maiores franquias do segmento concentram, juntas, um valor de mercado que pode chegar a US$ 392 bilhões.
Embora seja um dos pilares da cultura alimentar do Ocidente e seu nome seja indicativo de uma origem também ocidental (a cidade alemã de Hamburgo), o prato nasceu entre tribos mongóis, no século 13.
A carne amassada, modelada em formato circular e volumoso, consumida entre duas fatias de pão, era o principal alimento das tropas mongóis que invadiram a Europa através da Rússia e do Oriente Médio, marcando a expansão do Império Mongol da Ásia à Europa Oriental.
Estima-se que os mongóis tenham chegado ao leste europeu por volta de 1240, alimentados por uma forte cavalaria... e por hambúrguer. Mas essa versão tradicional de hambúrguer também podia vir da carne dos cavalos.
O prato francês delicado e apreciado entre os mais gourmets dos chefes de cozinha, o "steak tartar" (bife tártaro), também encontra suas raízes entre as tropas de tártaros: segundo a lenda, elas consumiam a carne crua amaciada entre as selas de seus cavalos, considerada uma iguaria.
Ao estabelecerem-se na Europa, os tártaros e sua tradição culinária foram assimilados e logo adotados por açougueiros alemães que entraram em contato com a tradição no século 17.
Foram eles que levaram o costume tártaro à cidade portuária de Hamburgo, ligada ao Mar do Norte através do rio Elba.
O portal da It Burger conta que "os primeiros imigrantes da Alemanha chegaram aos Estados Unidos levando consigo a famosa receita do bife de carne moída", que havia se tornado popular em Hamburgo desde o século 17 e consistia em "bifes de carne moída temperada", com baixo custo e de fácil preparo.
Já em solo americano, a comida que hoje alimenta os fast foods foi apelidada de "hamburg steak", o "bife de Hamburgo", em tradução livre.
Na cultura brasileira, a introdução do costume de comer hambúrguer é ligada a Robert Falkenburg, um jogador de tênis com raízes americanas e brasileiras que, em 1952, abriu a primeira lanchonete em "estilo americano" no Rio de Janeiro: o hoje muito famoso Bob’s.
De quebra, Falkenburg também introduziu aos brasileiros outras duas bombas calóricas deliciosas: o milk-shake e o sundae.