Imprensa livre e independente
29 de julho de 2016, 15h08

Itamaraty suspende passaportes diplomáticos para líderes religiosos

Decisão surgiu após polêmica com José Serra (PSDB) e a concessão de passaportes especiais aos pastores Samuel Cássio Ferreira e R.R. Soares.

Decisão surgiu após polêmica com José Serra (PSDB) e a concessão de passaportes especiais aos pastores Samuel Cássio Ferreira e R.R. Soares Por Redação O Ministério das Relações Exteriores decidiu suspender a concessão de novos passaportes diplomáticos para líderes religiosos. A mudança ocorreu após a polêmica envolvendo o ministro José Serra (PSDB), que comanda a pasta e renovou os passaportes diplomáticos do pastor Samuel Cássio Ferreira e sua esposa, Keila Campos Costa Ferreira. O mesmo documento já havia sido autorizado pelo tucano ao pastor R.R. Soares e sua mulher, Maria Magdalena Ribeiro Soares. No entanto, com a repercussão negativa dos episódios,...

Decisão surgiu após polêmica com José Serra (PSDB) e a concessão de passaportes especiais aos pastores Samuel Cássio Ferreira e R.R. Soares

Por Redação

O Ministério das Relações Exteriores decidiu suspender a concessão de novos passaportes diplomáticos para líderes religiosos. A mudança ocorreu após a polêmica envolvendo o ministro José Serra (PSDB), que comanda a pasta e renovou os passaportes diplomáticos do pastor Samuel Cássio Ferreira e sua esposa, Keila Campos Costa Ferreira. O mesmo documento já havia sido autorizado pelo tucano ao pastor R.R. Soares e sua mulher, Maria Magdalena Ribeiro Soares.

No entanto, com a repercussão negativa dos episódios, o Itamaraty optou por encerrar esse tipo de benefício aos integrantes da Igreja, já que o país é laico e não haveria justificativa para os privilégios. Quem recebe passaporte diplomático tem preferência nas filas e no despacho de bagagens nos aeroportos. Além disso, em alguns casos, até mesmo o visto é dispensado para os viajantes.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Veja também:  "Bolsonaro não sabe o que é a fome ou resolveu distorcer a realidade", diz colunista da Folha

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum