Imprensa livre e independente
25 de fevereiro de 2019, 17h38

Jean Wyllys vai a Portugal dar palestras sobre fake news

Um dos maiores alvos de fake news da política brasileira, o ex-deputado foi convidado para palestrar sobre o tema, ao lado do sociólogo Boaventura de Sousa Santos, em Coimbra e em Lisboa

Jean Wyllys e o sociólogo Boaventura de Sousa Santos (Reprodução)
O ex-deputado federal Jean Wyllys está em Portugal onde ministrará duas palestras, esta semana, sobre fake news e os impactos dos discursos de ódio nos modos de vida das minorias étnicas, religiosas e sexuais e também nos processos eleitorais. Um dos maiores alvos de fake news e discurso de ódio da política brasileira, Wyllys chegou a derrubar, junto ao Facebook e Twitter, centenas de páginas que propagavam mentiras a seu respeito e que incitavam violência. A situação chegou a um ponto tão alarmante, no entanto, que o ex-parlamentar se viu obrigado a renunciar ao seu mandato e sair do Brasil,...

O ex-deputado federal Jean Wyllys está em Portugal onde ministrará duas palestras, esta semana, sobre fake news e os impactos dos discursos de ódio nos modos de vida das minorias étnicas, religiosas e sexuais e também nos processos eleitorais.

Um dos maiores alvos de fake news e discurso de ódio da política brasileira, Wyllys chegou a derrubar, junto ao Facebook e Twitter, centenas de páginas que propagavam mentiras a seu respeito e que incitavam violência. A situação chegou a um ponto tão alarmante, no entanto, que o ex-parlamentar se viu obrigado a renunciar ao seu mandato e sair do Brasil, em janeiro, para preservar sua integridade física e a de sua família.

Leia também
PSOL aciona departamento jurídico para investigar fake news contra Jean Wyllys

Primeiro deputado assumidamente LGBT da Câmara, Jean Wyllys foi convidado para palestrar em Portugal pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e pela Fundação José Saramago. Uma das conferências acontece em Coimbra, nesta terça-feira (26), e a outra em Lisboa, na quarta-feira (27).

Veja também:  The Guardian: Nova geração de exilados políticos deixa o Brasil de Bolsonaro 'para se manter vivo'

Em Coimbra, o ex-deputado dividirá um mesa de debates com o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos  e com ativistas e estudiosos locais.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum