Imprensa livre e independente
24 de agosto de 2018, 15h43

João Doria tem seus direitos políticos suspensos pela Justiça

Decisão da juíza Carolina Martins Cardoso suspende os direitos políticos do tucano por quatro anos; ex-prefeito de São Paulo é acusado de ter vinculado sua imagem pessoal ao slogan e ao símbolo do programa “SP Cidade Linda”

Foto: Reprodução/TV Globo O ex-prefeito de São Paulo e candidato do PSDB ao governo paulista, João Doria, sofreu um revés na Justiça: foi condenado, nesta sexta-feira (24), à suspensão de seus direitos políticos pelo período de quatro anos. A decisão foi da juíza Carolina Martins Cardoso, da 11ª Vara da Fazenda Pública da Justiça. No entanto, cabe recurso da resolução, segundo reportagem de Luís Adorno, Nathan Lopes e Janaína Garcia, do UOL. Além das punições por improbidade administrativa (suspensão dos direitos políticos por quatro anos e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou...

Foto: Reprodução/TV Globo

O ex-prefeito de São Paulo e candidato do PSDB ao governo paulista, João Doria, sofreu um revés na Justiça: foi condenado, nesta sexta-feira (24), à suspensão de seus direitos políticos pelo período de quatro anos. A decisão foi da juíza Carolina Martins Cardoso, da 11ª Vara da Fazenda Pública da Justiça. No entanto, cabe recurso da resolução, segundo reportagem de Luís Adorno, Nathan Lopes e Janaína Garcia, do UOL.

Além das punições por improbidade administrativa (suspensão dos direitos políticos por quatro anos e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, por três anos), a juíza condenou o tucano a ressarcir os cofres públicos.

A decisão indica que Doria deve pagar, com juros, de forma integral, as importâncias gastas com a publicidade e confecção de materiais e produtos com o slogan “SP Cidade Linda”. Outra punição imposta foi multa civil correspondente a 50 vezes o valor da remuneração de Doria à época dos fatos. Com salário bruto de R$ 24,1 mil, o valor soma pouco mais de R$ 1,2 milhão.

Veja também:  João Doria corteja Tabata Amaral: "Ela é rosto, alma e coração do novo PSDB”

O tucano foi denunciado pelo Ministério Público sob a acusação de ter vinculado sua imagem pessoal ao slogan e ao símbolo do programa “SP Cidade Linda”, “demonstrando desvirtuamento da finalidade da propaganda oficial”, que, segundo a magistrada, caracteriza “ato de improbidade administrativa pela violação aos princípios administrativos constitucionais da impessoalidade e da moralidade”.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum